Esta candidatura tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de Clubes de Leitura no Ensino Superior, promovendo o sentido crítico e o diálogo inclusivo. Pretende-se ainda formar uma Rede de Clubes de Leitura, para partilha de boas práticas e disponibilização de instrumentos de apoio à criação de novos clubes.
a) Promover o enriquecimento intelectual através da leitura de literatura. Os clubes de leitura são incubadores de curiosidade intelectual, oferecendo aos estudantes a possibilidade de se envolverem com a literatura de uma forma que alarga o conhecimento proporcionado pelos currículos académicos.
b) Desenvolver o pensamento crítico e competências de análise e de comunicação. O envolvimento em discussões aprofundadas sobre personagens complexas, linhas narrativas intrincadas e significados implícitos contribui para o desenvolvimento das competências de análise dos participantes.
c) Estimular a capacidade de diálogo e o treino da oratória. A criação de espaços de debate surge como eixo central da prática da liberdade de expressão.
d) Promover a empatia e a consciência cultural. Ao explorar diferentes vozes, perspetivas, contextos sociais e históricos, os clubes de leitura garantem o acesso à diversidade e promovem a inclusão, celebrando a diferença.
e) Fomentar hábitos de leitura ao longo da vida. Com a promoção do gosto pela leitura e pela exploração intelectual desenvolve-se um quadro mental de aprendizagem ao longo da vida.
f) Aumentar o nível de competência de literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior.
g) Desenvolver valências de comunicação e dinâmicas de equipa com vista ao futuro profissional. |