A Faculdade de Ciências está funcionalmente organizada em Departamentos e Serviços.
Os Departamentos são subunidades orgânicas responsáveis pelo ensino graduado e pós-graduado, pela investigação fundamental e aplicada, pelo apoio ao desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à comunidade e divulgação da cultura nos domínios que lhe são próprios, compreendidos nos fins da Faculdade.
Os serviços dividem-se em serviços centrais e departamentais. Ao nível central dispomos de um conjunto diverso de Unidades nas áreas: académica, administrativa, Gestão de Informação, Avaliação, Comunicação e Cooperação, Infraestruturas e Manutenção, Secretariado dos Conselhos e Biblioteca. Nos serviços departamentais dispomos de secretarias que procuram genericamente responder a questões administrativas.
O Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros no Monte da Virgem, o Instituto Geofísico na Serra do Pilar e a Estação de Zoologia Marítima na Foz são espaços também que pertencem à FCUP e onde se desenvolvem atividades de ensino, investigação e divulgação.
AS PESSOAS
Estudantes
A Faculdade de Ciências possui, por ano letivo, um número de estudantes superior a 3.500 integrados nos seus mais de 70 cursos de formação graduada divididos entre licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos.
Docentes e Investigadores
A Faculdade de Ciências possui um corpo docente de reconhecida capacidade científica, em que mais de 80% dos seus elementos possuem o grau de Doutor. As atividades dos docentes abrangem o ensino graduado e pós-graduado, a investigação científica, a prestação de serviços à comunidade e tarefas de gestão, na sua maioria de índole académica.
Funcionários Não Docentes
A Faculdade possui um corpo de funcionários não docentes que desenvolve a sua atividade ao nível dos serviços centrais, estabelecimentos dependentes e departamentos, em áreas como apoio ao ensino e investigação, bibliotecas e documentação, gestão, informática, e secretariado.
Bolseiros e Visitantes
Na Faculdade existem, também, numerosos bolseiros de investigação associados a projetos ou unidades de investigação, assim como professores e investigadores visitantes.