Nós FCUP

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é uma das mais antigas e maiores unidades orgânicas da Universidade do Porto. As suas origens remontam a 1762 com a criação da “Aula Náutica”. Foi em 1911 que a Academia Politécnica deu origem à Faculdade de Ciências criando-se a Universidade do Porto. A FCUP visa gerar e disseminar conhecimento em Ciência e Tecnologia procurando responder aos grandes desafios da sociedade global. Posiciona-se como uma Instituição de Ensino Superior de excelência em Ciências Exatas e Naturais bem como nas suas aplicações tecnológicas, proporcionando um conhecimento multidisciplinar que permite associar o interesse pela descoberta com o rigor académico e o pragmatismo tecnológico.

Responsável por mais de 70 programas de ensino nos níveis de graduação e pós-graduação, abrangendo as áreas disciplinares tradicionais de Biologia, Ciências de Computadores, Física, Geologia, Matemática e Química, assim como outras áreas de estudo, como Engenharia Geográfica, Astronomia e Astrofísica, Tecnologia da Informação, Bioinformática, Bioquímica, Ciência de Dados, Arquitetura Paisagista, Ciências do Ambiente e Agricultura. A diversidade e qualidade científica da sua comunidade académica em associação com as colaborações internacionais tem impulsionado muito o trabalho de investigação e inovação, contribuindo assim significativamente para o desenvolvimento do ensino, da ciência e da tecnologia. Os docentes e investigadores da Faculdade de Ciências integram 19 Centros de Investigação, responsáveis por quase 23% da produção científica da Universidade do Porto. Ao nível da 3ª Missão, a intervenção da FCUP na sociedade tem vindo em crescendo promovendo a educação continua, a divulgação da ciência e tecnologia e a valorização do conhecimento.

O ecossistema da FCUP impulsionou o aparecimento de várias spinoffs e a oferta de um vasto conjunto de serviços externos. Alguns destes serviços são fornecidos por grupos ou laboratórios especializados, nomeadamente: o Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual (LEDEM), o Gabinete de Estatística, Modelação e Aplicações Computacionais (GEMAC), o Laboratório de Avaliação de Riscos de Solos e Águas Contaminadas (LABRISK), a Laboratório de Síntese de Péptidos (POP-UP), o Centro de Cibersegurança e Privacidade (C3P) e o Observatório de Paisagem.

Em 1990, a FCUP mudou-se do edifício histórico da praça Gomes Teixeira para edifícios modernos com laboratórios bem equipados, localizados no campus do Campo Alegre. Atualmente no seu campus funcionam seis departamentos: Biologia, Ciência de Computadores, Física e Astronomia, Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Matemática e Química e Bioquímica. A FCUP dispõe ainda de outros espaços onde são desenvolvidas atividades de ensino e investigação, designadamente: o Instituto Geofísico, o Observatório Astronómico “Manuel Barros“, a Estação de Biologia Marinha, e o Campus de Vairão (Vila do Conde) na componente de Agro-Biodiversidade.

Mapa do Site   .   Sugestões@   .   © Faculdade de Ciências da UP