Projeto/Contrato PS: NORTE-01-0247-FEDER-039948

 
Projetos >>

Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-039948


Projeto
Designação do projeto:FeedMi - Melhorias na resistência a doenças, stress e sustentabilidade ambiental em sistemas de aquacultura através de ferramentas nutricionais e de modulação das comunidades microbianas.
Código do projeto:NORTE-01-0247-FEDER-039948
Região de Intervenção:Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora:SPAROS LDA
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s):CIIMAR-Centro Interdisciplinar de Investig. Marinha e Ambien; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar; Instituto Português do Mar e da Atmosfera IP; SAFIESTELA - SUSTAINABLE AQUA FARMING INVESTMENTS, S.A.
Data de aprovação:2019-05-22
Data de início:2019-01-01
Data de conclusão:2022-06-30
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 179.150,25 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar: 90.816,51 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: 88.333,74 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
O projeto FeedMi visa desenvolver um conjunto de ferramentas nutricionais e de maneio para optimizar o cultivo de peixes marinhos à escala industrial. Com foco no linguado, mas usando também espécies como a dourada e o robalo como modelos experimentais, o projecto FeedMi irá criar: 1) alimentos funcionais para as primeiras idades dos peixes, que modulem a sua imunocompetência e a comunidade microbiana no tracto digestivo; 2) uma ferramenta informática que permita melhorar a gestão da alimentação no linguado; e 3) tecnologia para modelar a comunidade microbiana do biofilme de pisciculturas. No final do projecto, as inovações FeedMi serão demonstradas à escala industrial. A solução funcional FeedMi visa uma optimização nas práticas de cultivo dos peixes nas primeiras idades à escala industrial, tendo um alvo de comercialização global: as maternidades de peixes marinhos.
Mapa do Site   .   sugestoes@   .   © Faculdade de Ciências da UP