Spam & Vírus
As mensagens de correio recebidas passam por uma série de validações para eliminar ao máximo a entrega de mensagens indesejadas. Estas validações incluem, como parte dos seus testes, as seguintes verificações:
- As mensagens oriundas de servidores inválidos ou destinadas a utilizadores inexistentes são rejeitadas,
- As mensagens que forem detetadas como vírus são apagadas,
- As mensagens que forem detetadas como spam são marcadas com a etiqueta "[SPAM]" e colocadas na pasta 'Quarentena/Spam'.
Pode verificar o resultado desta análise durante a última semana no seguinte gráfico:
Devido ao facto da detecção de spam não ser uma ciência exata, é da responsabilidade do utilizador efetuar as seguintes tarefas:
- Verificar/confirmar se alguma das mensagens na pasta 'Quarentena/Spam' foi mal classificada.
- Mover as mensagens mal classificadas como spam para a pasta 'Quarentena/Spam-Falsos'. O sistema encarregar-se-á de lhes retirar a etiqueta "[SPAM]" e de as colocar novamente na pasta 'INBOX'.
Gestão personalizada de spam
Para utilizadores aderentes, o sistema utiliza a análise Bayesiana para construir uma base de dados de aprendizagem individual que analisa as novas mensagens de um utilizador. A análise Bayesiana é utilizada para detetar mensagens de spam que não foram detetadas na primeira parte. Para isso, o sistema:
- Aprende o que é spam com as mensagens armazenadas na pasta 'Quarentena/Spam',
- Aprende o que NÃO é spam com as mensagens pessoais do utilizador guardadas nas suas pastas pessoais. Estas mensagens designam-se por ham.
Para que a análise Bayesiana funcione é necessário que tenha havido uma aprendizagem de, pelo menos, 250 mensagens de spam e 250 mensagens de ham. Para os utilizadores que não atinjam estes valores mínimos, não é feita a análise às mensagens recebidas. No entanto, o sistema continua a aprender com as mensagens que vai processando e começa a funcionar assim que estes mínimos sejam atingidos.
Recomendações ao ativar este sistema:
- Se utiliza o Outlook, desative a opção de "Publicidade Não Solicitada". Se esta pasta tiver mensagens, mova-as para a pasta Quarentena/Spam.
- Se tem filtros de correio a filtrar as mensagens marcadas como spam, atualize-os de forma a moverem as mensagens para a pasta Quarentena/Spam. Não remova as mensagens de spam uma vez que elas são necessárias para construir a base de dados de aprendizagem.
- Organize o correio por pastas pessoais. Não acumule as suas mensagens na pasta de entrada da sua conta.
- Se não quiser guardar as mensagens que lê, crie uma pasta (por exemplo: 'Antigas') e vá guardando o correio que não considera spam para esta pasta. Ao fim de alguns dias já pode apagar estas mensagens. Entretanto o sistema aprendeu ham com estas mensagens.
- Se o sistema insistir que uma determinada mensagem é spam, guarde-a numa pasta pessoal onde esta possa ser aprendida como ham.
Pode ativar a gestão personalizada de spam, em Gerir Spam.