Testemunho

Joana Brojo Ascenso
A Joana é licenciada em Astronomia pela Faculdade de Ciências desde 2002. Em seguida fez um Mestrado em Astronomia, onde aprendeu sobre estrelas jovens com discos circum-estelares, e sobre as suas propriedades espectrais. Em 2004 iniciou um Doutoramento em formação estelar e propriedades de enxames de estrelas jovens. O Doutoramento, apoiado pela FCT, teve um carácter misto, pelo que a Joana passaria metade de cada ano no Porto, onde trabalhava no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, e a outra metade com o seu orientador externo, o que significou dois meios-anos no ESO (European Southern Observatory), na Alemanha, e outro meio-ano no IAA (Instituto de Astrofisica de Andalucia), em Espanha. Terminou o Doutoramento em Julho de 2008, após o que seguiu para Cambridge, USA, para um post-doc no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Ainda este ano, voltará para o ESO para um post-doc de três anos.

A sua vida como investigadora tem sido muito preenchida. Como astrónoma observacional teve a oportunidade de ir ao Chile várias vezes observar regiões de formação estelar (nebulosas e enxames jovens) em alguns dos melhores telescópios do mundo, nomeadamente o NTT e o VLT, do ESO. A análise destas imagens, algumas das quais desconhecidas até então, revelou propriedades únicas sobre o processo de formação estelar em ambientes onde habitam estrelas de grande massa. Pela sua energia, que libertam de uma forma potencialmente muito destrutiva, estas estrelas podem ter um efeito muito significativo na formação e evolução das restantes estrelas. Além da astronomia observacional, a Joana dedicou-se ainda à análise numérica dos erros sistemáticos a que podem estar sujeitos determinados estudos, alertando a comunidade para os procedimentos adequados a adoptar quando se fazem estudos sobre, por exemplo, segregação de massa em enxames, a propriedade segundo a qual as estrelas de diferentes massas têm diferentes distribuições espaciais. A apresentação do seu trabalho em reuniões e conferências nacionais e internacionais é uma parte importante das suas tarefas, que contribui tanto para o seu desenvolvimento profissional, como para o reconhecimento das instituições para que trabalha.

Em suma, no seu trabalho como astrónoma, a Joana desenvolveu técnicas de observação e tratamento de dados, e técnicas numéricas de programação e estatística. A ciência é então feita diariamente pelo uso destas valências no sentido de perceber os segredos do processo de formação de estrelas.

Mapa do Site   .   sugestoes@   .   © Faculdade de Ciências da UP