|
Em três palavras, como definiria o Estágio Extra-Curricular PEEC? Porquê?
Desafio – o tema abordado no projecto captou a minha atenção desde o início e a possibilidade de aliar
conhecimentos de diferentes áreas num projecto de Química-Física foi um grande desafio para mim.
Interessante – o facto de ter a oportunidade de poder trabalhar na área de investigação em Química foi por si só
um grande marco na minha formação académica. Foi sem dúvida uma grande mais valia.
Motivador – conseguir aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas e poder trabalhar em projectos de
investigação foi algo que me estimulou para saber cada vez mais sobre os temas abordados.
|
Quais foram as principais competências que desenvolveu durante o Estágio?
Desenvolvi, principalmente, duas competências: tratamento de dados e metodologia de trabalho. Neste projecto
em particular, houve uma quantidade assinalável de dados a analisar que requereu uma aprendizagem profunda
dos métodos a seguir para a realizar. Contudo, isto apenas foi possível pela sistematização do trabalho e da
organização que a orientadora e os estagiários realizaram ao longo do projecto. Mais do que aprender algum
fundamento teórico novo, o facto de aprender como se deve trabalhar em ciência (a metodologia, sistematização,
pensamento crítico) foi algo que me ensinou muito e que já me ajudou a realizar alguns projectos/trabalhos para
algumas unidades curriculares.E sem a oportunidade dada pelo PEEC, nunca teria a oportunidade de assimilar
estes conhecimentos, nesta altura, durante a minha licenciatura.
Que mensagem gostaria de transmitir aos seus colegas?
Se tiverem curiosidade e gosto pelo trabalho de laboratório, porque não candidatarem-se? Sejam ambiciosos! Irão
sempre aprender algo novo e, quem sabe, a vossa verdadeira paixão dentro do vasto mundo das ciências.
- Licenciatura em Química - Ano letivo 2013/2014
- Tema do estágio: Estudo da ligação de compostos bioativos a DNA I Duração: 6 meses
- Instituição responsável: FCUP
- Orientador: Maria João Sottomayor